Para o mercado brasileiro de hotéis, a ADEL Brasil adotou a tecnologia RFID para seu sistema de cartões. Essa tecnologia de cartões inteligentes (smart cards) permite funcionamento sem contato, isto é, por aproximação entre o cartão e o leitor e é considerada pelos profissionais da área hoteleira como sendo a mais segura, avançada e inteligente.
Os sistemas baseados em tecnologia RFID apresentam uma vida útil muito superior do que os outros sistemas baseados em tecnologias de contato (como os magnéticos e os dotados de circuito eletrônico), uma vez que seus componentes não apresentam desgaste justamente por não haver nenhum tipo de contato físico entre o cartão e o leitor (que pode ser uma fechadura eletrônica, um módulo economizador de energia ou ainda um módulo de controle de elevador), dispensando a inserção do cartão no dispositivo. Seu funcionamento ocorre com a simples apresentação (por aproximação) do cartão ao leitor.
Para garantir uma maior durabilidade dos componentes eletrônicos e pleno funcionamento dessa tecnologia, as fechaduras ADEL Brasil possuem uma camada anti-corrosiva que tem a função de proteger tais componentes. Essa camada permite que as fechaduras possam ser utilizadas em regiões que apresentam condições severas de oxidação, como as litorâneas, que tem a corrosão intensificada pela maresia.
As fechaduras ADEL Brasil oferecem recursos de utilização e administração que merecem destaque:
• Recurso “NÃO PERTURBE”: Acionado pelo hóspede, indica através de um LED essa condição, limitando a abertura da fechadura aos cartões de hóspede;
• Recurso “AUDITORIA”: Recuperação dos registros de abertura diretamente da fechadura através de um cartão especial, coletando dados relativos aos cartões utilizados nas aberturas, tais como DATA/HORA, TIPO E IDENTIFICAÇÃO DO CARTÃO e NOME DO PORTADOR;
• Recurso de abertura mecânica: Abertura da fechadura através de chave mecânica, que também é indicada nos registros de auditoria do dispositivo.
O sistema ADEL Brasil pode ser integrado com os melhores softwares de gestão hoteleira do mercado, permitindo a codificação dos cartões dos hóspedes durante o processo de check-in/check-out, otimizando assim os procedimentos e maximizando a produtividade. Consulte para verificar os softwares de gestão hoteleira que já oferecem recursos de integração com nosso sistema.
Peça uma demonstração e conheça essa tecnologia, que vem revolucionando o mercado hoteleiro mundial.
Através de chip com 1KB de memória criptografada e antena RF de alta potencia, inseridos dentro do cartão. Aproximando o cartão da fechadura, a mesma o reconhece e libera ou não o acesso dependendo dos dados gravados no cartão. Tecnologia adotada por todas as grandes empresas de fechaduras do mundo.
Impossível clonar, copiar ou extrair dados do cartão, mesmo que o hóspede tenha perdido o mesmo. Todos os dados estão protegidos por códigos de alta segurança dentro do chip do cartão, podendo ser acessados somente pelo hotel onde ele foi criado. Sistema com auditoria total nas fechaduras e no software.
Abertura mecânica de emergência por chave codificada. Fica registrada na auditoria a abertura mecânica. As fechaduras ADEL Brasil são as únicas do mercado que não possuem nenhuma entrada física para comunicação ou extração de dados. Todos os procedimentos devem ser feitos sempre através dos cartões criptografados.
Por esse motivo as fechaduras ADEL Brasil foram consideradas as mais seguras do mercado hoteleiro, uma vez que ficou provado que e impossível violar as fechaduras sem ter uma entrada física para comunicação.
Sistema operacional muito amigável e simples. Grava os dados do cartão no chip em menos de 2 segundos. Encoder (gravador) de aproximação pequeno e simples com biometria incluso para maior segurança da equipe de gerencia. Identificação instantânea através de aproximação.
Fechadura responde através de sons e luzes de led que reconheceu ou não o cartão. Sistema de não perturbe na própria fechadura. Aviso de pilhas fracas com 45 dias de antecedência. Evitando que a fechadura pare de funcionar.
Mais de 20 anos de duração.
Não requer manutenção das fechaduras ou cartões, pois não existe contato físico entre eles. Evitando gastos com kits de limpeza ou troca de cabeçotes das fechaduras e também tempo das camareiras e do pessoal de manutenção para executar esse serviço.
O hotel também não corre o risco de ficar com o quarto inoperante uma vez que não existe esse tipo manutenção nas fechaduras.
Através de leitura de trilha magnética. O cartão possui uma tarja magnética simples que e lido pelo leitor de trilha que esta dentro da fechadura. Produto fora de linha, não comercializado em vários países e já sendo substituído no Brasil pelo sistema de proximidade.
Cartões magnéticos de baixa coercibilidade são facilmente violáveis. Qualquer leitor de trilha consegue ler e/ou copiar os dados do cartão, mesmo dados sigilosos. Sistema de auditoria regular.
Não possuem chaves mecânicas para aberturas de emergência. Em caso de emergência e necessário furar a fechadura com uma furadeira para abrir a porta, com esse procedimento à fechadura é perdida trazendo custo para o hotel. Todas as fechaduras magnéticas possuem portas de comunicação.
Com essas portas as fechaduras perdem a segurança uma vez que fica muito fácil de violar as mesmas conforme diversos artigos publicados recentemente.
Gravável em equipamento grande e complexo demanda tempo e conhecimento para manusea-lo (a cada novo recepcionista um novo treinamento complexo). Esse equipamento tem custo muito alto, e costuma dar muita manutenção.
Não possui biometria para utilizar o gravador, tornando assim mais lento o processo de check in dos hospedes. Expostos a campos elétricos ou magnéticos as informações do cartão são totalmente perdidas, levando o hospede a voltar constantemente a recepção para regravar as informações.
Não possui sistema de não perturbe na fechadura, gerando assim mais custo para o hotel. Não possui alarme de pilhas fracas.
Média de 05 anos de duração.
Altos gastos com manutenção. Como o leitor de trilha da fechadura fica aberto, ou seja, exposto para que o cartão seja inserido nele, com o tempo a maresia, umidade e poeira afetam suas funcionalidades, obrigado o hotel a comprar kits de limpeza e peças do cabeçote do leitor regularmente, e assim o staff de manutenção e limpeza também tem o trabalho de trocar e limpar as fechaduras constantemente.
No caso da falta do kit de limpeza ou das peças o hotel corre o risco de ficar com o quarto inoperante.